A
graduação em Educação Física possibilita formações distintas, uma em
licenciatura e outra em bacharelado. A seguir, observe as considerações
de cada uma delas e seus respectivos campos de atuação.
A
licenciatura se destina a formação de professores capazes de
identificar o conhecimento presente na área da Educação Física, e saber
planejá-lo e aplicá-lo com uma visão de compromisso social, buscando a
dignidade do educando enquanto um ser humano produtor de cultura e de
história, ao mesmo tempo em que essa história e essa cultura produzidas
modificam suas ações.
Para tanto, o aluno da licenciatura deverá ter a oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar o mais rápido possível, cumprindo momentos de mapeamento da realidade, corregência e regência de turmas, ao longo de sua formação acadêmica, servindo esta estratégia como um dos momentos de avaliação da estrutura curricular de seu curso, procurando identificar coerência, pontos de convergência e divergência entre o conteúdo programático das disciplinas e a realidade escolar encontrada pelo acadêmico em suas práticas de ensino.
Licenciatura de Graduação em Educação Física ("antiga"): Curso de formação profissional de professor, realizado sob a égide da Resolução CFE nº 3/1987, com duração de 4 anos. Essa legislação possibilitava o oferecimento da Licenciatura plena que habilitava para todos os nichos do mercado de trabalho, por exemplo: educação física em escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, clubes, academias, clínicas, spas, acampamentos, hotéis, empresas e todo e qualquer segmento de mercado que abrisse espaço para atuação do Profissional de Educação Física.
Licenciatura de Graduação em Educação Física ("nova"): Curso de formação profissional de professor que habilita unicamente para o Magistério do Ensino Básico, ou seja, aulas de Educação Física para o 1º e 2º Graus (Resolução CNE/CP nº. 1/2002), com tempo de duração de 3 anos e carga horária de 2.800 horas.
O bacharelado em Treinamento Físico e Esportivo se destina à formação de profissionais competentes na área de treinamento físico e práticas esportivas. Nesse sentido, durante o processo de formação profissional são discutidos os problemas da super valorização do rendimento quando leva o corpo humano ao estresse ou a utilização de procedimentos dopantes que, a curto prazo, causarão problemas sérios para esse corpo. Também serão discutidos os benefícios dos programas de treinamento físico-esportivo.
O bacharel deverá estar comprometido com o conhecimento produzido na área de esportes, sabendo aplicar esse conhecimento tanto para equipes quanto para atletas individualmente, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da ciência do esporte no Brasil.
Bacharelado de Graduação em Educação Física: Curso de formação profissional de Educação Física que habilita para todos os segmentos do mercado de trabalho no campo das atividades físicas e esportivas, exceto no Magistério da Educação Física no Ensino Básico (Resolução CNE/CES 7/2004), por exemplo: clubes, academias, clínicas, spas, acampamentos, hotéis, empresas. Com tempo de duração de 4 anos e carga horária de 3.880 horas - aguardando pela aprovação de Parecer que significaria alteração para 4.200 horas.
Fonte: Portal da Educação Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário